Segunda-feira, 24 de Maio de 2004
Boda Real
dumb.jpg

Tal como eu previa o grande acontecimento do fim-de-semana que passou foi a Boda Real. Ninguém ligou patavina ao congresso do PSD porque isso da política não interessa mesmo nada. Afinal de contas tratava-se apenas do congresso nacional do partido que está neste momento à frente dos destinos da Nação. Que importância tem isso se comparado com o vestido da noiva? Nenhuma, é claro.
Não foi (infelizmente) sem grande espanto que constatei que no Sábado em todos os canais de televisão gratuita o tema era o casamento do Princípe de Espanha. Transmissão em directo durante "n" horas das (mesmas) imagens do noivo, da noiva, dos pais, dos carros, dos convidados, do vestido, do bouquet, da santa, da igreja, do povo acenante, das retroespectivas, das expectativas, das comparações, das emoções, enfim, uma real seca. Tudo devidamente comentado por "especialistas" o que para mim, isso sim, constitui uma novidade. Agora também já há "paineleiros" de casamentos. Boa.
O que me leva no fundo a escrever este artigo é um sentimento de mágoa profunda. Mágoa porque me custa a constatar a cruel realidade de que o nosso povo está cada vez mais estúpido. Como é possível mobilizar todos os nossos meios informativos para se proceder à cobertura de um casamento real? E espanhol ainda por cima. Que interesse poderá eventualmente ter para o nosso país com quem casa o futuro Rei de Espanha? Que políticas sociais promove o Rei de Espanha? Que políticas económicas promove o Rei de Espanha?
Afinal para que serve o Rei de Espanha?
A resposta (quase sempre em tom feminino) é simples. É bonito. Pois, a monarquia, a realeza tem esta coisa, este glamour. É bonito. Seria no entanto também bonito não esquecer que toda aquela riqueza, todo aquele aparato, é sustentado à conta de séculos de exploração, escravatura e genocídio. Que o digam os povos da América do Sul (ainda aguém se lembra dos Aztecas, Maias e Incas?).
É bonito.
E por cá alguns milhões vidraram no televisor enquanto a gasolina aumentou, o desemprego aumentou mas...o casamento foi muito bonito. Hoje é segunda-feira. Já não há casamento, já não há estórias de princípes e princesas, o conto de fadas acabou e o nosso país está pior do que estava há 3 dias atrás.
Que futuro? Como sair da crise? Onde está a solução? Essa sim devia ser a nossa "boda real".


publicado por tonymorgadinho às 09:05
link do post | favorito

De Anónimo a 24 de Maio de 2004 às 21:12
So vejo uma razao, tendo em conta q actualmente estamos a ser invadidos por espanhóis: empresas, lojas , turistas , etc , corremos o risco de rapidamente nos tornarmos numa provincia espanhola por isso vao ja habituando os portugueses aos costumes espanhois :Pbebe_lampiao
</a>
(mailto:bebe_pedro@iol.pt)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.